Reciclagem dos metais
A reciclagem é o resultado de uma série de atividades, através das quais materiais que se tornaram lixo são desviados, reunidos, separados e processados para serem usados como matéria-prima na fabricação de novos produtos.
No processo da reciclagem dos metais, ocorre inicialmente uma separação dos diferentes tipos de metais. Em seguida, nas estações de triagem, utiliza-se o eletromagnetismo para os separar. Os resíduos são depois prensados nas diferentes categorias e são enviados para as unidades de reciclagem respectivas. Finalmente, em fornos, são fundidos, dando origem a lingotes, que serão integrados no sector metalúrgico para serem transformados em objetos variados.
A reciclagem dos metais e a revalorização dos objetos e dos equipamentos metálicos revestem-se de uma grande importância, uma vez que os minérios de onde são extraídos não são renováveis.
Devido às propriedades dos metais, estes podem ser reciclados com sucesso inúmeras vezes, uma vez que a estrutura da rede cristalina do metal não se degrada com as transformações que ocorrem no processo de reciclagem.
Hoje em dia, os metais são muito utilizados, o que leva a uma maior estação de minérios. No entanto, este processo pode acarretar graves problemas, não só a nível ambiental, como também a nível social e econômico.